DayTrippers – Paixão em Viajar

São João Del Rei: Um Gostinho Da Estrada Real

Pelas ruas de São João


Na janela

Saindo do sul da Bahia a ideia original era fazer a Estrada Real, mas esse tempo de viagem nos mostrou que gostamos de fazer as coisas com tempo, com calma, então decidimos deixar essa pérola mineira para uma próxima viagem. Mas porque não sentir um gostinho da Estrada Real e ver a beleza de uma cidade colonial depois de tanta praia? Além disso passamos por Ipatinga para visitar a Elisa e o Waltinho, primos da Isa que moram lá e se casaram enquanto estávamos na estrada, e em São João ficaríamos na casa do Ambar e da Josi, um casal de amigos nossos da minha cidade. Como é bom matar uma saudade de vez em quando!

Com a Elisa e o Waltinho


Com o Ambar e a Josi

São João del Rei foi fundada em 1838 como cidade, mas como arraial por volta de 1701. É também uma cidade universitária e relativamente grande então estar com nossos amigos que moram ali facilitou as coisas. Entre jantares em casa e noites a dentro batendo papo e colocando histórias em dia fomos visitar o centro histórico. A arquitetura colonial chama a atenção e nos deixou ainda com mais vontade de fazer uma grande viagem de estrada real.

Arquitetura colonial


Pelas ruas de São João

Porém ao lado das belas construções estão histórias muito tristes do tempo da escravidão como por exemplo igrejas para brancos e igreja para escravos. Por ali também está o pelourinho onde ainda pode-se sentir a energia carregada de tanto sofrimento.

Igreja de Nossa Senhora do Pilar


Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Pra adoçar o dia, o tradicional picolé do Amado e já com saudades dos amigos, um abraço apertado e pé na estrada!

Todos!

Próximos Passos

Depois da estrada real passamos o Natal com a família da Isa em Coqueiral, Reveillón com a minha em Mogi Guaçu e seguimos para desbravar um dos lugares que mais gostamos no litoral de São Paulo, Ilhabela, enquanto preparamos as burocracias para o envio do Curumim para o outro lado do Atlântico e aproveitamos para trabalhar nas vendas dos postais e passar um mês bem econômico vivendo disso.

Um comentário sobre “São João Del Rei: Um Gostinho Da Estrada Real

  1. Ellan Eduardo

    Felizmente já tive a oportunidade de conhecer S.J. Del Rei, mas este ano (em junho) estarei na aventura da Estrada Real. Post como este só me faz ter mais ansiedade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *