DayTrippers – Paixão em Viajar

Santiago

É sempre difícil escrever um texto sobre uma grande cidade turística como Santiago, existem milhares de boas opções e seria impossível listar todas aqui, além de farta informação na internet. Nós fizemos atividades variadas, desde passeios turísticos com a mãe do Rafa que nos visitou até programas locais com amigos que vivem na cidade.

Almoço no alto da cordilheira dos andes, salada com atum Gomes da Costa e azeite Carbonell.

Se fosse preciso citar apenas uma excelente atração, nós com certeza apontaríamos a culinária como um diferencial. É impressionante a diversidade de pescados e mariscos e isso se deve a privilegiada localização do Chile no oceano pacífico, com águas mais frias, propícias para a variedade de frutos do mar.

Mariscos e ceviche!

Visitamos feiras de rua e o famoso Mercado Municipal, repleto de restaurantes e tendas com os mais variados tipos de pescados. É muito interessante, porém um aspecto negativo a meu ver é o assédio das pessoas que ali trabalham em busca de turistas para sentarem nos restaurantes, e no entanto o atendimento depois que você decide aonde comer não é o mesmo de antes. Isso é turismo de massa, e as pessoas deveriam se preocupar mais com a qualidade dos serviços oferecidos, isso garante um turismo saudável e por mais tempo.

Almoço no mercado municipal

Santiago está cercada pela cordilheira do andes, onde se concentram os maiores centros de ski da região, como Valle Nevado, Farellones, El Colorado e La Parva que recebem milhares de turistas no inverno. Mas vale a pena fazer uma visita mesmo que seja verão e não tenha neve, pois a paisagem é fantástica e lá de cima é possível observar o vôo dos imponentes condores que habitam o local.

Condores sobrevoando os andes

Duas opções de programas Santiaguinos. A primeira é subir o Cerro San Cristóbal, aos domingos o local está cheio de pessoas de Santiago que sobem de bicicleta para apreciar e bela vista da cidade e tomar o famoso “mote com huesillos”, chá gelado de pêssego com trigo e pedaços da fruta, uma delícia! A segunda é ir até ao Patio Bela Vista, um agradável complexo de bons restaurantes e bares frequentados principalmente por locais.

Vista da cidade a partir do cerro.

Mas não se vai a Santiago sem visitar uma boa vinícola, programa imperdível não somente para os amantes do vinho como para os interessados em conhecer a sua fabricação. Existem muitas vinícolas, das que produzem em grande escala às mais artesanais. Nós obviamente gostaríamos de ter conhecido uma produção mais artesanal, mas não conseguimos agendar a visita. Visitamos a Undurraga e gostamos muito! As visitas são agendadas e guiadas, onde é possível conhecer passo a passo do processo de fabricação e ainda fazer degustação dos vinhos que por sinal são muito bons!

Entrada por pessoa: USD 18 e é muito fácil chegar até o local utilizando transporte público, os tours organizados chegam a custar mais de USD 80.

Adega da Undurraga

Valparaíso

Patrimônio cultural da humanidade, Valparaíso é uma cidade portuária, principal porto do Chile, com casas coloridas e rodeada por morros, cada um com sua visão particular do oceano pacífico, seus elevadores centenários facilitam a subida em alguns desses morros.

Tradicional ônibus de Valpa

Uma característica particular do local são suas construções antigas, um clima de cidade de época que encanta os visitantes. A cidade reúne muitos universitários, o que explica um pouco do seu clima boêmio e da sua agitação cultural.

Em Valparaíso se encontra a casa e museu La Sebastiana onde viveu o poeta chileno Pablo Neruda. A cidade tem muitos museus interessantes, que abordam diferentes temas e todos estão abertos de terça à domingo.

Viña del Mar

Principal destino de verão no Chile, Vinã del Mar é uma cidade de praia com toda infra estrutura turística. Muito frequentado por turistas e, principalmente, por santiaguinos.

Difícil avaliar Viña Del Mar se comparado às nossas belíssimas praias brasileiras. Tem seu charme, mas nada de diferente para um turista brasileiro.

Passamos o dia na cidade e fizemos um belo picnic na praia!

Rafa e mamãe, picnic na praia

Confira a galeria de fotos de Santiago!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *