DayTrippers – Paixão em Viajar

Quanto Custa Uma Volta Ao Mundo?

Essa é a pergunta que mais nos fazem desde que começamos a planejar a viagem, então decidimos fazer um post para compartilhar mais informações sobre os nossos custos.
Vou colocar aqui o nosso exemplo, mas vale ressaltar que o custo de uma viagem depende muito de cada pessoa. Do perfil de viajante que é, da força de vontade em realizar um sonho, das coisas que valoriza, dos lugares que quer conhecer e claro, de como administra o dinheiro. USD 60 por dia pode ser muito para alguns e pouco pra outros, para nós é o suficiente hoje, mas queremos viajar com menos. Antes de pegar estrada tivemos gastos para equipar nossa casa/carro que nos levaria nessa expedição pelo mundo por 3 anos. Para economizar na viagem, cozinhamos e dormimos no Curumim, por isso o investimento em equipamentos para o carro e camping. Veja como foi feito o set-up do interior em: http://www.daytrippers.com.br/ nossa-casa

A nossa casa

Nossa Defender 2002 custou USD25.000 e gastamos mais USD11.000 em equipamentos como barraca de teto, toldo lateral, central multimídia, bagageiro, farol auxiliar, inversor de energia, instalação elétrica interna, bateria e tanque de combustível extra, macaco hi lift, cinta reboque, guincho, peças sobressalentes, caixas de alumínio, marcenaria, fogão, geladeira, mesa, sacos de dormir, mochilas e tênis para trekking, roupas apropriadas para inverno, renovação de documentos, seguro saúde entre outros gastos.

Curumim e os equipamentos

Saímos para a viagem com USD70.000 aplicados em renda fixa que nos garantiria mais algum trocado no futuro. Nosso planejamento inicial era fazer a viagem com um budget diário de USD100 por dia incluso tudo: combustível, alimentação, hospedagem, passeios, problemas mecânicos, despaches marítimos e todo o resto necessário para curtir esse sonho. Levando isso em consideração, imaginamos uma viagem de 1 ano e meio e sobrando uma grana pra volta ao Brasil, no entanto a prática e a vivência na estrada nos mostrou que poderíamos fazer com menos e consequentemente viajar mais. Foi então que, aos poucos, conseguimos baixar nosso budget para USD60, resolvemos voltar zerados e esticar a viagem para mais de 3 anos.

Consertar o carro por conta própria: Aprendizado e redução do budget

Ao mesmo tempo que o combustível é o nosso maior gasto, o carro/casa é a nossa maior economia. Ter onde dormir e cozinhar é fundamental e a liberdade de estar em lugares interessantes quando quiser não tem preço. Um segredo para fazer o dinheiro render na viagem está na economia de pequenas coisas, sempre pensamos USD2 em uma água não é nada, USD5 em um sanduíche também não é nada e no final do dia você fica feliz porque gastou somente USD30 comendo na rua. Mas na verdade USD30 no nosso esquema de viagem daria para comprar comida no supermercado e comer muito bem por pelo menos 3 dias.

Muita economia com “Free Camping”

Planejamento é fundamental, anotamos todos os nosso gastos em uma planilha e estamos sempre vigiando os valores, sem deixar de curtir, claro! Tem dias que gastamos mais que USD 60 e outros que não gastamos com nada. Tem países que ultrapassamos o orçamento porque são muito caros e outros que ficamos abaixo porque são muito baratos e baseados nisso vamos nos equilibrando.

Cozinhar em casa faz toda a diferença

Segue abaixo um print screen da nossa planilha para vocês terem uma noção de como nos organizamos.

Planilha de controle

Então é isso galera, espero que esse post possa ajudar futuros viajantes, lembrando que o mais importante é correr atrás do seu sonho, já encontramos pessoas viajando literalmente com 0 e outros com muito mais que nós, mas todos em busca de um sonho.

Independente de quanto custa uma volta ao mundo, o principal é aproveitar!

23 comentários sobre “Quanto Custa Uma Volta Ao Mundo?

  1. Longe da Rotina

    Cara, o projeto de vocês é demais! Eu venho acompanhando o trajeto desde o inicio, eu também sonho em um dia poder dar uma volta ao mundo nesse estilo 4×4… haha Eu só fiquei em dúvida numa coisa, vocês mencionaram que gastam cerca de USD 60 por dia na viagem certo? Eu queria saber se esses USD 60 são por pessoa ou por casal??

    Abraçãoo, e continuem com a aventura, e que ela se estenda por mais tempo se Deus permitir! haha 😀

  2. ADORO VIAJAR MÁRCIA

    Olá, Isa e Rafa. Adoro viajar com você por meio de seu site/blog. Acompanho outros blog de viagem (Mundo Por Terra e Viajo Logo Existo) e me identifico muito com o estilo de vocês, qua aproveitam a viagem ao mesmo tempo em que economizam cozinhando e dormindo no carro/barraca. A cozinha e sala de estar (sofá) conjugados ficaram ótimos. E as fotos também estão ótimas! Abraços

    1. Isabela Figueiredo Miranda

      Olá Marcia! Obrigada por curtir nosso sonho e seguir viagem junto com a gente! Quando saimos da nossa zona de conforto a proposta era realmente viver de maneira mais simples. Estamos muito felizes! Um grande abraço e obrigada pelo carinho!

  3. Elon

    Oi, gente 🙂 Acabei de descobrir o site de vocês. Já li várias páginas e gostei muito… É algo realmente especial ver boas pessoas realizando sonhos, então desejo-lhes toda a sorte do mundo para que prossigam em segurança e possam aproveitar ainda mais.

    1. Rafael Avila

      Oi Elon! Muito obrigado por viajar com a gente, que bom que esta gostando. Estamos abertos a sugestões, criticas, comentários, sempre! Muito obrigado pelos bons desejos, boas viagens pra voce também! Abraço!

  4. Carol

    Olá, primeiro quero dizer que gosto muito disso, e desejo boa sorte a vocês! Mas tenho uma duvida, vi a foto do carro de vocês parado num lugar, e queria saber se vocês já tiveram problemas em parar em locais perigosos, ou até em locais proibidos etc, como vocês faziam pra escolher o local de parada?

    1. Rafael Avila

      Oi Carol! Tudo bem? Então, parar o carro é sempre uma escolha a ser feita, em alguns lugares a questão é segurança, em outros é ser permitido ou não, e o camping quase sempre é uma opção. Ja teve lugares que ficamos um pouco preocupados, mas nossa regra é nunca parar quando não estamos confortáveis, é claro que isso é uma questão pessoal. Até hoje não tivemos problemas. Quanto a lugares proibidos, no máximo alguém vai mandar sair, e isso ja aconteceu, mas é o menor dos problemas 🙂 Uma opção que é sempre ótima é posto de gasolina, basta escolher, onde tem caminhão costuma ser bom, bater um papo com o frentista e pronto. Mas enfim, cada parada é uma escolha, não tem fórmula pronta 🙂 Beijo e obrigado!

  5. Thaís Pereira

    Oii! Conheci o blog de vocês ha pouco tempo e estou adorando tudo! Eu e meu namorado estamos planejando uma longa viagem também de carro (não sabemos ainda se será apenas America do Sul, Américas ou mundo) e já estou aprendendo muita coisa com os posts de vocês! Estou, também, ficando mais animada com a nossa viagem a cada minuto! rsrs 🙂 quem sabe a gente não se esbarra por ai? Beijos

    1. Rafael Avila

      Oi Thaís! Tudo bem? Que legal que estão planejando, parabéns por terem feito o mais difícil que é tomar a decisão… aproveitem o planejamento que também é um momento muito gostoso da viagem, a fase de sonhar… Podem contar com a gente para tirar dúvidas, planejar, enfim, o que precisarem. Beijo e boa sorte, quando começarem dêem um toque. Se não saírem antes de chegarmos podemos nos esbarrar no Brasil também, são de onde?

  6. Camila Guanabara

    Conheci hoje o blog de vocês e estou amando tudo ! Tenho muita de vontade de viajar por um bom tempo com meu namorado e estou amando tudo que estou lendo ! A vontade é ir amanhã ! Continuem atualizando, boa viagem , continuarei daqui sonhando com a nossa viagem em breve ! =)

    1. Rafael Avila

      Valeu Camila, adoramos poder inspirar essa vontade de viajar. Foque nisso se prepare que daqui a pouco voce está na estrada também. Beijo e boas viagens!

    1. Rafael Avila

      Fala Jonny, muito obrigado! a Aplicação era em um 100%CDI do Itaú que estava disponível na época que começamos a viagem. abs!

  7. Alexandre Montenegro

    cara….
    vcs são heróis. muito esclarecedor suas dicas
    quero fazer a minha mas to planejando gastar em torno de US$ 250,00 por dia pois quero ficar em hotel, alimentação em restaurantes e o resto fica por conta do combustível.
    fiz um roteiro de 380 dias pra percorrer as américas, asia e europa.
    to na procura de um patrocinador. sei que agora na atua situação financeira vai ser difícil achar mas conto com um sócio que conhece meio mundo e vive no meio automobilístico desde que se conhece por gente.
    vc ta me tirando muitas duvidas. obrigado.
    vamos sempre mante contato e assim que eu cair na estrada lhe escrevo pra a gente trocar experiências.
    abraço

  8. Gelson Catatau

    Que feito o de vocês….muito maravilhado com isso tudo!
    Tambem estou planejando uma trip pela América do Sul com mais 3 amigos e pesquisamos muito sobre carros e achamos um LR defender 97 que se encaixa no nosso orçamento e queria saber quais problemas mais comuns do carro na viagem e como achar peças essas coisas…Poderiam nos ajudar dando algumas dicas?
    Saudações
    E obrigado pela inspiração..rs
    grande abraço.

    1. Rafael Avila

      Fala Gelson, blz? Cara, recentemente escrevi um e-mail para um amigo sobre isso, vou colar aqui… e adicionar mais uns pontos: Nosso maior calo sem dúvida foi o alternador e o recomendado pelo pessoal que entende é o alternador mais forte da Discovery de 100Amp. Acho que sempre bom também é ter uma bomba d´água porque com o tempo ela vai. E a bomba de vácuo também com o tempo pede pra sair. O que eu faria se estivesse saindo hoje seria trocar essas três peças e levar a usada como sobressalente. A chave de acender o farol eu traria ao menos 2 sobressalentes porque ela morre fácil. Sempre revisar antes de sair rolamentos de roda e de munhão, sair com correia dentada nova e atento ao máximo de 80 millm dela. Correias sobressalentes também vale a pena, mais uma vez, poe a nova e traz a velha. O que eu adoraria ter mas no momento está caro é o sensor do nível de agua do radiador. Caso voce não tenha o Vinicius Maestrelli no grupo AMIGOSLANDROVER vende por uns R$500 e manda por correio. Você mesmo pode instalar. Acho que do carro em si é isso, aí coisas que não podem faltar:

      Muitas abracadabras de plastico
      Algumas abracadabras de metal dos tamanhos usados nas mangueiras do carro
      Pote grande de cola acrílica tipo a super bonder
      Durepoxi
      Kit de consertar pneu e mini compressor
      Manuais de conserto do carro
      Arame
      Um pouco de cada óleo e fluido das caixas, freio, direção, etc…
      Parafusos, porcas e arruelas em tamanhos variados
      Caixa de ferramentas que eu incluiria um pouco de tudo, chaves de todos os tamanhos de fenda, phillips, allen, boca, em especial uma boa 10mm, 13mm e uma chave para tirar o ventilador do radiador.
      Macaco garrafinha
      Uns pedaços de mangueira para tirar água do radiador ou diesel do tanque
      Pedaços de fio elétricos
      Extension de energia elettrica do tipo carretel
      2 parafusos 10mm para tapar a saída do fluido de freio caso quebre um dos caminhos do freio voce isola e fica com 3 freios
      Caso tenha como baixar a caixa de cambio eu faria um reforço no garfo da embreagem porque é uma coisa que mais dia menos dia vai quebrar. Se não sabe que reforço é esse me fala que te mando um esquema.

      Também adicionando, levar rolamentos de roda adicionais.

      Qualquer duvida mais especifica de um toque. Abracao!

  9. Jorge

    Quero parabeniza-los pelas informações, dicas, e principalmente pelas postagem, se todos fossem como vocês com certeza este mundo seria bem melhor.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *