DayTrippers – Paixão em Viajar

Parque Nacional El Leoncito: Um Céu Diferente Depois De Conhecer Esse Lugar

Saímos de Mendoza rumo ao norte da Argentina sem saber muito o que nos esperava, a idéia inicial era cruzar logo para o litoral do Chile afim de conhecer as praias e quem sabe sentir um pouco de calor. Mas eis que pesquisando melhor encontramos no meio do caminho um parque nacional turisticamente pouco conhecido, mas com um enorme potencial.

Caminho para o Parque, saindo de Mendoza.


Parque Nacional El Leoncito, no coração das montanhas de Tontal e de frente para o vale Calingasta, a 210 Km de Mendoza. O principal atrativo do local é o céu, dada a ausência de poluição atmosférica na área e sua constante preservação que fazem do parque um dos melhores lugares para estudos astronômicos. Sua limpeza e clareza, com um alto número de noites claras por ano, são condições ideais para a observação, por isso o parque conta com dois observatórios astronômicos: Complexo Astronômico El Leoncito, que é considerado um dos centros mais equipados do país e o Observatório Astronômico Carlos U. Cesco.

Vista geral do parque.


O Carlos U. Cesco é o que está aberto à visitação, e durante o dia fizemos uma visita guiada onde pudemos conhecer o ambiente de pesquisas e o enorme telescópio. Durante a noite fizemos a observação que também é guiada e muito interessante. Acho que passamos a observar o céu de outra maneira depois dessa visita. Vimos constelações, planetas, a lua, e também aprendemos um pouco da visão astronômica da astrologia, conhecendo o 13 signo, o Ofiuco, que existiria se a astrologia seguisse precisamente a ciência. Pagamos USD 3 para a primeira visita, e USD 6 para a noturna.

Potente telescópio do observatório


E como é lindo o nosso céu


A entrada do parque é gratuita e dentro dele há uma área para camping. Existem outras passeios interessantes dentro do parque para se fazer durante o dia, como uma cachoeira, rotas para caminhadas cercadas de árvores, e o pampa el leoncito, um lago que secou há milhões de anos e deixou em seu lugar um cenário árido e interessante. Tudo gratuito. Excelente opção para quem está de passagem pela região!

Free camping dentro do parque!

Próximos passos

Agora vamos cruzar o Paso de Agua Negra, uma fronteira pouco utilizada entre Argentina e Chile onde vamos cruzar a mais de 4.700 metros de altitude, entre montanhas e gelo a caminho do litoral chileno.

Veja o álbum de fotos do Parque Nacional El Leoncito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *