DayTrippers – Paixão em Viajar

Descendo O Rio Amazonas De Balsa

Uma das primeira tarefas que começamos a agilizar assim que chegamos em Manaus, foi procurar uma balsa para embarcar, nós e o Curumim, e descer o Rio Amazonas sentido Santarém, no Pará.

Descendo o rio tranquilamente

Nos parecia algo muito simples levando em consideração que o meio de transporte mais utilizado na Amazônia é o fluvial. Mas nos deparamos com uma realidade muito diferente da que imaginávamos, pois todas as pessoas que embarcam seus carros em um balsa saindo de Manaus, sempre o fazem via despachante, embarcando somente o carro até o destino desejado e depois voam até o local onde desembarcam o veículo. É simples, mas custa muito dinheiro!

Entardecer no Rio Amazonas

Não tínhamos condição financeira alguma para fazer dessa maneira, e além disso, sonhávamos com a possibilidade de fazer uma viagem de balsa pelo Rio Amazonas e conhecemos amigos que já fizeram o mesmo trajeto também embarcando o carro. Começamos a pesquisar muito, e como o nosso caso era novidade entre as pessoas que trabalham com isso, muitos não sabiam informar, alguns queriam fechar negócio e topavam qualquer coisa e, diante disso, nossa dúvida só aumentou.

Na balsa, nós e o Curumim

Fizemos muitos amigos em Manaus e nenhum deles tinham um contato de alguém que pudesse levar o carro e a gente na balsa. Fomos aos 4 portos de Manaus, conversamos, pesquisamos e conseguimos 1 barco que levaria o nosso carro por R$900,00, mas ninguém garantia que no barco daria a altura do Curumim. Além disso, teríamos que comprar duas passagens aéreas ou de barco para chegarmos em Santarém. A ideia não nos agradava nem um pouco, independente da questão financeira, não confiávamos em deixar nosso carro/casa no pátio de um barco com a chave e todos os nosso pertences dentro.

Amanhecer no Rio Amazonas

Seguimos nossa vida curtindo Manaus à espera de uma solução para o caso, afinal de contas, tempo não era o problema. Foi então que conhecemos nosso amigo Osiris, enquanto consertávamos o carro em uma mecânica em Manaus e ele disse que tinha um contato e que nos levaria até o porto assim que o barco chegasse no final da semana.

Tentando pescar

Quando chegamos ao porto conversamos com o dono da Balsa Vitória e explicamos a nossa situação. No início ele não queria nos levar, alegando ser proibido pela capitania levar passageiros, que não fosse tripulação, na embarcação. Osiris insistiu e nós também, então ele aceitou nos levar nós por R$500,00. Era uma balsa que levava gados para Manaus e voltava para Santarém com cargas em geral. De fato não podiam levar turistas, mas por lei, poderiam ter na embarcação, além da tripulação, mais 5 pessoas da família, e ali estávamos nós, fazendo parte da família Aquino por 3 deliciosos dias de viagem pelo Rio Amazonas.

Balsa Vitória

A viagem foi maravilhosa, tínhamos comprado comida, mas logo na primeira refeição eles já nos convidaram para comer com eles. Na próxima já juntamos as comidas e estávamos sempre nos deliciando com os pratos típicos preparados pela querida Zaine.

Na balsa, em família

A noite sempre tomávamos alguma coisa juntos, nos contavam histórias do rio, do estilo de vida local, escutamos muita música regional e sempre éramos surpreendidos pelo barcos dos ribeirinhos vendendo peixe fresco para assarmos na brasa. Muita vivência com o Lauder, Léo, Dorivaldo, Nivaldo, Iracildo, Eliel e Zaine.

Peixe na brasa

Cada entardecer mais lindo que o outro, e durante a noite o céu sempre estrelado em cima das nossas redes. Valeu a pena ter esperado para encontrar o barco certo com as pessoas certas, fugimos dos barcos turísticos, pagamos o preço que podíamos, fizemos bons amigos e o Curumim também adorou o passeio! Uma experiência típica e única!

O dia a dia a bordo

DICA: Contato para fazer o trajeto Manaus-Santarém, Balsa Vitória com Iracildo (93) 9121-4732

7 comentários sobre “Descendo O Rio Amazonas De Balsa

    1. Rafael Avila

      Fala Saulo! Está no final do artigo, mas aproveito e te repasso aqui: Balsa Vitória com Iracildo (93) 9121-4732
      Caso não consiga contato me avise que te ajudo. abs!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *