DayTrippers – Paixão em Viajar

Chã Grande: Sanhaçu, Cachaça Orgânica Na Serra Pernambucana

Muita Sanhaçu!

Recife? Olinda? Que nada, em Pernambuco fugimos do litoral a convite dos pais do Max, um grande amigo que nos recebeu em Manaus. O Seu Moacir e a Dona Glória moram em Chã Grande, na região serrana do estado, e lá produzem uma cachaça 100% orgânica, artesanal e feita com muito carinho. O clima da montanha deu uma quebrada na nossa sequência de praia e a cachaça deliciosa e a boa companhia fizeram a diferença.

Rafa e Seu Moacir dando água que o passarinho não bebe

Logo que chegamos sentamos para bater um papo com uma garrafa da Sanhaçu envelhecida em barris de freijó e gelada, desce como água. De acompanhamento, abacaxi em pedaços, harmoniza muito bem! Sentamos às 19h, às 22h a garrafa secou. Hora de jantar e bater mais papo com os nossos simpáticos anfitriões que contaram da tranquilidade de viver em um sítio como aquele e as saudades do Max que mora em Manaus.

Isa experimentando o néctar

Dormimos depois de uma garrafa e no dia seguinte… Nada! Como Seu Moacir disse, a ressaca vem das misturas que colocam nas cachaças ordinárias. Estávamos prontos pra outra. Depois do café da manhã às 11h abrimos outra garrafa e fomos dar uma volta pela produção e ver como é concebida essa maravilha que estávamos degustando. Passeamos pelas instalações que não são grandes, mas são aproveitadas com muito carinho e dedicação pela família. O processo de produção começa com a cana orgânica de plantio próprio e o respeito à natureza e à qualidade continua na moagem, fermentação, destilação e envelhecimento em barris de freijó, umburana ou carvalho.

Seu Moacir e a cana

Destilando

Reaproveitamento do subproduto

Depois do almoço seguimos degustando e degustando. A Cachaça Sanhaçu é leve e saborosa e não é a toa que vem ganhando prêmios como foi o caso da umburana que ganhou na Expocachaça no Mercado Municipal de São Paulo e no Concurso Mundial de Bruxelas. Quem quiser conhecerm o sítio é aberto para visitação, basta checar no site. Vale a muito a pena como um bate e volta pra quem está em Recife! Saímos de lá com um com 5 litros de cachaça e uma garrafa do licor de banana que a Isa adorou.

A caixa especial Maria Bonita

Isa, Rafa, Seu Moacir e Dona Glória

Próximos passos

De Chã Grande saímos, sem ressasca, rumo a última praia do litoral sul de Pernambuco, a bela Praia dos Carneiros, onde apenas passamos a tarde para conhecer antes de seguirmos para o nosso destino, Maragogi (veja o link) em Alagoas e conhecer a água mais azul que já vimos em todo o litoral brasileiro.

Maragogi, mar incomparável