DayTrippers – Paixão em Viajar

A Escolha Do Carro Para Expedição De Volta Ao Mundo

Quando pensamos em carro para uma expedição, a primeira coisa que vem à cabeça é um que “aguente” a jornada sem nos deixar na mão.

Land Rover Defender Expedition

Cruzando um rio em Theth, Albania

Na verdade a escolha do carro tem muito a ver com o perfil do viajante. Se o foco são cidades e eventualmente uma estrada de terra, não tem por que escolher um 4 x 4 e equipá-lo de cima a baixo. Existe uma série de carros mais confortáveis, modernos ou mais baratos que aguentam o “tranco” de uma volta ao mundo e atendem bem o viajante. Portanto na hora de escolher o seu, siga o que lhe dá mais segurança, que tenha mais a ver com o trajeto que vai fazer e fique tranquilo que ele não irá desmanchar no meio do caminho.

Escolhemos o nosso baseados nas questões citadas acima, no tamanho, pois não queríamos nada muito grande, afinal iríamos embarca-lo em um container de 20 pés e sabemos o quanto um carro grande pode restringir e dificultar o acesso a certos lugares. Além disso, precisávamos de um veículo que nos levasse aonde fosse preciso, gostamos de natureza, subimos e descemos montanhas, dirigimos por desertos, parques nacionais, lagos e muita estrada de terra, então por necessidade, ele precisaria ser um 4 x 4 robusto como o Defender. Escolhemos o 110 por ser mais longo, afinal espaço é muito importante para cozinhar, carregar equipamentos, roupas, etc.

Se a nossa viagem fosse mais tranquila, por regiões não tão remotas e estradas menos irregulares, acho que teríamos escolhido a Kombi, ela é espaçosa, as portas abrem na lateral e nós adoramos! Mas infelizmente com a Kombi não chegaríamos em muitos lugares que consideramos ponto alto da nossa volta ao mundo. Quem sabe na próxima viagem?

Caso a escolha seja por um Land Rover Defender, antes de comprá-lo para uma expedição, é preciso estar atento na questão do motor. Demos preferência para um de fabricação até 2005, pois tem o motor TDI, que é extremamente simples para consertar e encontrar peças. Os mais novos tem um motor cheio de eletrônica, que exige diagnóstico por computador e peças de reposição mais específicas. O Curumim é 2002.

Na estrada já conhecemos pessoas viajando de carona, bicicleta, moto, carro de passeio, motorhomes, caminhões tipo baú planejado para expedições, vans, Defenders, camionetes mais modernas tipo Hilux, entre outros. Quando a decisão é por um 4×4 do tamanho do nosso, os gringos geralmente vão de Toyota Landcruiser ou Land Rover Defender.

A escolha é relativamente simples, escolha o veículo que dentro das possibilidades te leve no lugar dos seus sonhos.

Veja as fotos de alguns lugares que o nosso Curumim já nos levou.

Land Rover Defender

Península Valdez, Argentina

Land Rover Defender

Parque Nancional Eduardo Avaroa, Bolívia

Land Rover Defender

Cordillera Blanca, Peru

Land Rover Defender

Lençóis Maranhenses, Brasil

Land Rover Defender

Aurora Boreal, Tromso, Noruega

Land Rover Defender

Parque Nacional Durmitor, Montenegro

Land Rover Defender

Cruzando cachoeira em Theth, Albania

Land Rover Defender

Estrada da Morte, Bolívia

Land Rover Defender

Caracaranã, Roraima, Brasil

4 comentários sobre “A Escolha Do Carro Para Expedição De Volta Ao Mundo

  1. Regiane Sousa

    Ola, gostei muito da historia de vcs…
    E logo logo eu e meu namorado também vamos estar na estrada…. tenho muitas duvidas ainda, vou perguntar uma das mais simples, gostaria de saber como funciona a postagem de fotos e informações das viajem e lugares por onde passam…. publicam diariamente o que vivem… durante ou juntam material e postam quando param em algum lugar??
    Obrigada e parabéns!!!

    1. Rafael Avila

      Oi Regiane! Conte com a gente para as dúvidas. Postamos a medida que da tempo e que da prazer. Postar não pode ser um peso ou uma questão principal pra nós na viagem então vamos no ritmo que é possível. O face está atualizado mas o blog bem atrasado rss… quando der fazemos… beijo!

  2. joao

    Olhei todo o blog ja, e curti a fan page…

    Gostaria de saber como ficou a documentação do carro em outros países? Como ficam nos países que o volante é do lado contrario?

    1. Rafael Avila

      Fala Joao, blz? Cara, a documentação varia país a país, em relação a América do Sul temos um post aqui no blog, é o http://www.daytrippers.com.br/imigracao-e-aduanas-ardua-tarefa-de-cruzar-fronteiras
      Europa em geral você só precisa do seguro carta verde e a maioria dos países um seguro contra acidentes com terceiros que pode ser feito na fronteira. A verdade é que quase sempre tudo se resolve na fronteira e fica entre de graça é uns 30 dólares. Há países em que é necessário o Carnet de Passage en Douane sobre o qual faremos um futuro post, entre eles Irã, Paquistão, Malásia e vários na África. Países com mão inglesa não tem problema algum. Determinados países só com guia local como China e Myanmar. Se quiser saber algum país específico de um toque. Abs!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *