Quando pensamos em carro para uma expedição, a primeira coisa que vem à cabeça é um que “aguente” a jornada sem nos deixar na mão.
Na verdade a escolha do carro tem muito a ver com o perfil do viajante. Se o foco são cidades e eventualmente uma estrada de terra, não tem por que escolher um 4 x 4 e equipá-lo de cima a baixo. Existe uma série de carros mais confortáveis, modernos ou mais baratos que aguentam o “tranco” de uma volta ao mundo e atendem bem o viajante. Portanto na hora de escolher o seu, siga o que lhe dá mais segurança, que tenha mais a ver com o trajeto que vai fazer e fique tranquilo que ele não irá desmanchar no meio do caminho.
Escolhemos o nosso baseados nas questões citadas acima, no tamanho, pois não queríamos nada muito grande, afinal iríamos embarca-lo em um container de 20 pés e sabemos o quanto um carro grande pode restringir e dificultar o acesso a certos lugares. Além disso, precisávamos de um veículo que nos levasse aonde fosse preciso, gostamos de natureza, subimos e descemos montanhas, dirigimos por desertos, parques nacionais, lagos e muita estrada de terra, então por necessidade, ele precisaria ser um 4 x 4 robusto como o Defender. Escolhemos o 110 por ser mais longo, afinal espaço é muito importante para cozinhar, carregar equipamentos, roupas, etc.
Se a nossa viagem fosse mais tranquila, por regiões não tão remotas e estradas menos irregulares, acho que teríamos escolhido a Kombi, ela é espaçosa, as portas abrem na lateral e nós adoramos! Mas infelizmente com a Kombi não chegaríamos em muitos lugares que consideramos ponto alto da nossa volta ao mundo. Quem sabe na próxima viagem?
Caso a escolha seja por um Land Rover Defender, antes de comprá-lo para uma expedição, é preciso estar atento na questão do motor. Demos preferência para um de fabricação até 2005, pois tem o motor TDI, que é extremamente simples para consertar e encontrar peças. Os mais novos tem um motor cheio de eletrônica, que exige diagnóstico por computador e peças de reposição mais específicas. O Curumim é 2002.
Na estrada já conhecemos pessoas viajando de carona, bicicleta, moto, carro de passeio, motorhomes, caminhões tipo baú planejado para expedições, vans, Defenders, camionetes mais modernas tipo Hilux, entre outros. Quando a decisão é por um 4×4 do tamanho do nosso, os gringos geralmente vão de Toyota Landcruiser ou Land Rover Defender.
A escolha é relativamente simples, escolha o veículo que dentro das possibilidades te leve no lugar dos seus sonhos.
Veja as fotos de alguns lugares que o nosso Curumim já nos levou.
Ola, gostei muito da historia de vcs…
E logo logo eu e meu namorado também vamos estar na estrada…. tenho muitas duvidas ainda, vou perguntar uma das mais simples, gostaria de saber como funciona a postagem de fotos e informações das viajem e lugares por onde passam…. publicam diariamente o que vivem… durante ou juntam material e postam quando param em algum lugar??
Obrigada e parabéns!!!
Oi Regiane! Conte com a gente para as dúvidas. Postamos a medida que da tempo e que da prazer. Postar não pode ser um peso ou uma questão principal pra nós na viagem então vamos no ritmo que é possível. O face está atualizado mas o blog bem atrasado rss… quando der fazemos… beijo!
Olhei todo o blog ja, e curti a fan page…
Gostaria de saber como ficou a documentação do carro em outros países? Como ficam nos países que o volante é do lado contrario?
Fala Joao, blz? Cara, a documentação varia país a país, em relação a América do Sul temos um post aqui no blog, é o http://www.daytrippers.com.br/imigracao-e-aduanas-ardua-tarefa-de-cruzar-fronteiras
Europa em geral você só precisa do seguro carta verde e a maioria dos países um seguro contra acidentes com terceiros que pode ser feito na fronteira. A verdade é que quase sempre tudo se resolve na fronteira e fica entre de graça é uns 30 dólares. Há países em que é necessário o Carnet de Passage en Douane sobre o qual faremos um futuro post, entre eles Irã, Paquistão, Malásia e vários na África. Países com mão inglesa não tem problema algum. Determinados países só com guia local como China e Myanmar. Se quiser saber algum país específico de um toque. Abs!