DayTrippers – Paixão em Viajar

Carretera Austral: Obra Prima Da Natureza, As Capillas De Mármol

Essa inóspita e surpreendente rota de mais de 1200 Km cravada na cordilheira do andes, permite a conexão da patagônia chilena com o resto do país após anos de isolamento. Até a década de 70 a região era acessível apenas por barcos, foi durante a ditadura militar de Pinochet que os primeiros trechos foram abertos com o objetivo de deixar o território fronteiriço do chile menos isolado.

Belas formações de mármore

Seu traçado une Puerto Montt à Villa O’Higgins e a viagem envolve um pouco de aventura, o pavimento é de rípio, espécie de cascalho, a maior parte do caminho é estreito e em alguns momentos só passa um carro por vez. O cenário envolve fiordes, montanhas de picos nevados, glaciares, lagos de coloração azulada, rios, águas termais e reservas naturais.

A atração principal da Carretera

Percorrendo a bela estrada

Nós percorremos 800 Km dessa fascinante rota, saímos da ruta 40 no sul da Argentina, entramos no Chile pelo paso robalo e fomos até o paso de Futaleufú. Quando chegamos na fronteira não havia ninguém, era tipo uma pequena fazenda que dividia os dois países, precoupados em legalizar a nossa saída da Argentina e a entrada no Chile, passamos um tempo ali até finalmente conseguirmos acordar o oficial que estava em “siesta” e vivia ali isolado.

A Carretera

É um caminho a ser percorrido preferencialmente em carros 4×4, pois a estrada é precária e o clima muda constantemente podendo chover a qualquer momento. É fundamental estar abastecido de combustível, água e comida pois a distância entre as pequenas vilas que existem no caminho são longas, e você provavelmente vai pagar mais caro por esses itens.

Visuais incríveis no caminho

Passamos por vários povos durante o trajeto, Puerto Tranquilo, Coyhaique, Puyuhuapi e Futaleufú, todos eles possuem campings, hostels e atividades turísticas interessantes. Grande destaque ao vilarejo de Puerto Tranquilo, que além de muito simples e charmoso está localizado à margem oeste do famoso Lago General Carrera, que faz divisa entre Chile e Argentina, sendo conhecido como Lago Buenos Aires na Argentina. É o mais profundo lago da América do Sul (590 metros de profundidade), e é de origem glaciar, por isso possui uma coloração azulada impressionante!

Free Camping em Puerto Tranquilo

As Capillas de Mármol

Em Puerto Tranquilo visitamos as famosas “Capillas de Mármol”, lindas formações rochosas moldadas pela ação constante das águas azuis turquesa do lago. Foi o ponto alto de todo o circuito da Carretera Austral, navegamos por quase duas horas no Lago General Carrera, entre as esculturas naturais de puro mármore. Em alguns pontos, o barco entra pelos corredores estreitos dessas imensas formações geológicas, é incrível! O passeio sai a USD 11 por pessoa, para quem busca mais exclusividade é possível fechar um barco a USD 50.

A capela virou postal na nossa coleçao em http://www.daytrippers.com.br/a-viagem/postais-a-venda

Outra excelente opção de passeio pela Carretera é o rafting em Futaleufú, conhecido como um dos melhores raftings da América do Sul, com até 11 rápidas, níveis 4 a 6, em um percurso de aproximadamente 2 horas. Infelizmente não fizemos pois era baixa temporada e não havia gente suficiente para completar um grupo naquele dia. O passeio sai a USD 90 por pessoa.

Detalhe interior, repare o mármore

Também é possível percorrer a Carretera Austral em ônibus, mas são muito poucos e com horários irregulares, por isso muitos fazem o percurso de carona (o que não é muito fácil) como foi o caso do Amir, um israelense que seguiu em nosso jipe até a Argentina.

Nós e o coração

Veja o álbum de fotos da Carretera Austral!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *