DayTrippers – Paixão em Viajar

10 Razões Para Se Apaixonar Pelo Irã

Nós amamos o Irã, é sem dúvida um dos nossos países preferidos nessa viagem de volta ao mundo. Vindo da Armênia rodamos por um mês do norte ao centro nos arredores de Kerman e depois para a fronteira com o Turcomenistão totalizando mais de 3.000km, cheios de história, problemas com o Curumim, pessoas fantásticas. Listamos 10 razões que fizeram nos apaixonarmos pelo Irã e costumam fazer o mesmo com outros viajantes que cruzamos por aí.

1 – Hospitalidade

Antes de mais nada, a hospitalidade do persa. Ainda não conhecemos no mundo um povo que se doa tanto para o seu visitante. O tempo todo fomos abordados por pessoas queridas que ajudaram a consertar o Curumim, nos deram comida, nos colocaram para dentro de suas casas, nos apresentaram a família e tudo que quiseram em troca foi que ficássemos mais. Os iranianos estão no nosso coração como a família do Mahmud.
Irã

2 – Irã = “Free Camping”!

A facilidade e segurança para acampar é incrível, fomos bem recebidos em estacionamentos, vilarejos, dormimos no deserto, cidades grandes e na casa de muitas famílias. Com a turma do off-road clube do Irã acampamos em uma floresta.
Irã

3 – Mesquitas

As mesquitas são as “igrejas” dos Muçulmanos e um país tão religioso e tão antigo quanto o Irã é um prato cheio para quem gosta de arquitetura e da beleza por trás das tradições do Islã. Apesar de não ser das maiores a Agha Bozorg em Kashan foi das que mais gostamos.
Irã

4 – Shrines

Mesquita é mesquita, shrine é shrine. A diferença entre mesquita e shrine é que as shrines são construções religiosas que abrigam algo que é reverenciado, como o corpo de uma pessoa santa, objetos relacionados ao Profeta Maomé, entre outros. As mesquitas são os templos para professar a fé. A shrine de Aran va Bidgol foi das mais belas.
Irã

5 – Choque Cultural

O Irã é uma República Islâmica cujas leis se confundem com os preceitos religiosos e como resultado, álcool é proibido, toda mulher é obrigada a cobrir a cabeça com véu e os ombros e braços com o chador. Homens não devem tocar nem dar a mão para uma mulher que não seja da família. E por ser um país muçulmano, naturalmente é completamente diferente para um brasileiro.
Irã

6 – Desertos

O Irã tem grandes áreas desérticas com características diferenciadas, terra, pedra, areia, dunas, camelos e formações espetaculares como os Kaluts de Shahdad que de tão quente só aproveitamos no nascer e pôr do sol. O resto do dia passávamos na frente do ventilador do Mohamed.
Irã

7 – Oásis

No meio do deserto nascentes de água trazem vida, vegetação e população. Os oásis são muito interessantes para observar a vida dos povos que vivem no deserto e aproveitar a tranquilidade. Garmeh e Farahzad são dois oásis que adoramos onde ficamos alguns dias acampados.
Irã

8 – Vistas de telhados

As cidades de deserto costumam ser bem horizontais, construídas na cor do deserto e ricas em cúpulas, minaretes e torres de vento. Enquanto nos perdíamos pelas ruas de Yazd vimos uma construção maior e pedimos para entrar o que rendeu uma bela vista.
Irã

9 – Vilarejos

Com arquitetura peculiar, pessoas interessantes e muita história, vilarejos como o de Abyaneh com sua arquitetura em barro vermelho nos fascinaram.
Irã

10 – Mercados

O povo persa tem o comércio na veia. Os mercados são vibrantes, compra-se, vende-se e troca-se de tudo, em especiais os tapetes persas.
Irã

Gostou? Compartilhe!

Um comentário sobre “10 Razões Para Se Apaixonar Pelo Irã

  1. laura les globeblogueurs

    Super article. Ce pays m’attire de plus en plus. Est il facile de voyager avec un enfant de deux ans ? Très bon voyage à vous.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *